Esta obra de William Roberto Cereja – mestre em Teoria Literária, doutor em Lingüística Aplicada e professor de literatura com uma experiência de mais de vinte anos no ensino médio – discute as atuais práticas de ensino da literatura no Brasil. Dessa discussão nasce um rico painel que envolve desde relatos de professores e alunos, análise da legislação e dos PCN, até reflexões sobre vestibular, livro didático e historiografia literária no âmbito escolar. Além disso, depois de fazer uma aproximação inédita entre o pensamento de três grandes teóricos da literatura – Mikhail Bakhtin, Antonio Candido e Hans Robert Jauss – , o autor formula uma nova proposta de ensino que, tomando por base o princípio do dialogismo de Bakhtin, visa integrar asabordagens sincrônicas e diacrônicas da literatura. Tendo como finalidade central o desenvolvimento de habilidades de leitura do estudante e a formação de leitores competentes, a obra apresenta exemplos práticos.
Informações sobre o Livro
Título do livro : Ensino de literatura
Subtítulo do livro : Uma proposta dialógica para o trabalho com literatura
Autor : Cereja, William Roberto
Idioma : Português
Editora do livro : Somos Sistema de Ensino
Capa do livro : Mole
Ano de publicação : 2013
Quantidade de páginas : 208
Altura : 240 mm
Largura : 170 mm
Peso : 350 g
Gênero do livro : Escolar
Subgêneros do livro : Educação
Data de publicação : 01-12-2013