Obra destinada àqueles que desejam compreender melhor a representatividade da infância de acordo com as concepções sociais de épocas distintas. Partimos da Idade Média e percorremos diferentes cenários até chegar à concepção contemporânea, que vê a criança como sujeito ativo e competente. Embasado em um arcabouço teórico robusto, o livro apresenta não apenas o enredo histórico do desenvolvimento infantil e a visão de criança de cada época, mas também a abordagem de diferentes pesquisadores acerca das peculiaridades da infância e do desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Ao mesmo tempo, as autoras apresentam normativas atuais que regem a educação básica voltada ao atendimento da infância e práticas pedagógicas contemporâneas, elucidadas com exemplos vivenciados no universo escolar. Ao público leitor, a obra pretende propiciar uma experiência literária que oportunize uma imersão na história social da infância e reflexões sobre as diferentes abordagens pedagógicas, a fim de fomentar práticas escolares voltadas ao respeito e à valorização das crianças enquanto seres de direitos e de potencialidades. Indicado à formação continuada de professores, graduandos de Pedagogia, Psicologia e àqueles interessados em compreender a historicidade do conceito de infância e as normativas que regem a educação básica voltada ao atendimento das crianças.
Informações sobre o Livro
Título do livro : História Social da Infância
Autor : Vieira Março de Souza, Suzy
Idioma : Português
Editora do livro : Freitas Bastos
Ano de publicação : 2025
Quantidade de páginas : 152
Altura : 230 mm
Largura : 155 mm
Peso : 231 g
Gênero do livro : História
Subgêneros do livro : História
Data de publicação : 19-02-2025